quinta-feira, 6 de agosto de 2009

... O LIVRO DE ESTER - Parte 1

Capítulos 1 e 2













Apesar de, no livro de Ester, não citar o nome de Deus, constatamos claramente à Sua presença.
O mesmo ocorre em nossas vidas, quando Deus se manifesta de várias formas e maneiras, algumas vezes silenciosamente, nas circunstâncias de nossas vidas...

O rei Assuero dominava o mundo de sua época, reinava desde a Índia até à Etiópia (1:1), era um rei rico e poderoso (1:4) e tinha uma esposa extremamente formosa (1:11), porém insubmissa.
A rainha Vasti , influenciava o comportamento das mulheres da época. E com seu péssimo exemplo de desobediência e insubmissão poderia fazer todas as demais mulheres do reino (1:17) imitarem seus atos em relação aos seus maridos (1:18).

"As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor" Efésios. 5:22.

O rei Assuero, após recuperar-se da humilhação que Vasti o fez passar, se posicionou em relação ao seu comportamento, e buscou outra rainha que fosse melhor do que ela, resgatando a sua autoridade. E, ordenou que todo homem fosse senhor de sua própria casa (1:22).

"Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo" Efésios. 5:23.

O rei então, foi em busca de outra rainha que fosse melhor que Vasti. Foram selecionadas as moças virgens mais lindas do reino.

Ester era uma jovem virgem, esbelta e formosa, porém o que mais se destacou nela não foram essas qualidades, a sua beleza não se limitava apenas a aparência exterior
. Com a sua simplicidade, conquistou a simpatia de todos os que a conheciam (2:15).

Quando chegou a hora de se apresentar ao rei, poderia
levar tudo o que quisesse para encantar ainda mais ao rei, porém diferentemente das demais moças, não quis nada levar a não ser o que deram a ela (2:15). E quando o rei a conheceu, amou-a mais do que de qualquer outra moça, e ela conquistou a simpatia e a admiração dele como nenhuma outra moça havia feito. Ele colocou a coroa na cabeça dela e a fez rainha no lugar de Vasti (2:17).

Em todos esses acontecimentos, vemos a ação de Deus. Deus moveu as circunstâncias para levar Ester ao trono para que fosse usada para cumprir seu plano ("e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?" 4:14).

Deus usa pessoas, mas não qualquer pessoa, Deus olha para terra e procura alguém a quem realmente Ele possa confiar a tarefa de realizar seus propósitos. Ester foi uma dessas pessoas, apesar de ser uma menina órfã, adotada por seu primo Mordecai, era uma moça muito obediente, e mesmo após ser rainha da Pérsia
continuava a honrar e a obedecer as ordens de seu pai adotivo mantendo a sua origem judia em segredo, conforme ele ordenara (2:20).

"Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo." Efésios. 6:1.

Vasti x Ester:

Vasti - uma mulher extremamente bela X Ester - a virgem mais linda do reino da Pérsia.
Vasti - uma mulher insubmissa X Ester - uma jovem obediente.


Aprendi com o livro de Ester que, obedecer aos princípios da Palavra de Deus faz toda a diferença em nossa vida!

Fiquem na paz e até a próxima!!!

7 comentários:

Unknown disse...

Vivemos num mundo onde a grande maioria dos jovens tem uma enorme dificuldade em obedecer aos pais, principalmente quando ficam independentes financeiramente.
Ester dá um exemplo de obediência, respeito e honra a seu pai adotivo Modecai(que na verdade era seu primo), mesmo quando já era uma rainha.
Hoje, dia em que convencionou-se como "dia dos pais", venho como pai dar um conselho para os filhos: sejam obedientes e honrem a seus pais, pois vocês colherão os frutos da promessa que Deus. Vale à pena obedecer!
"Filhos, obedecei a vossos pais, porque é justo. Honra a teu pai e tua mãe, para que te vá bem e sejas de longa vida sobre a terra". Ef.6:1-3.

sal da terra disse...

Adorei irmã.esta muito lindo.uma benção mesmo
me tornei um seguidor, que Deus possa abençõar mais e mais vcs .Fiquem na paz do Senhor Jesus.BEIJOS

Anônimo disse...

Sua filha é obediente?

Katia Luna disse...

Sim, ela é.
Mas, o que vc aprendeu com Ester?
Se quiser saber algo pessoal sobre nós, me mande um scrap pelo Orkut, ok?
Beijos

Unknown disse...

Como já foi dito, Ester é um livro onde não se mensiona o nome Deus, mas realmente é cheio de ensinamentos importantes. E o que eu recentemente vi foi que, Ester, é um sinal profético do que Deus, através de Jesus, profetizou o que nós seriamos. Somos reis e sarcedotes que reinam sobre a terra. E assim como Ester teve de ser preparada para ser rainha e ser portar como uma verdadeira rainha, quando foi preciso e entrar na presença do rei mesmo sem ser convidada, para exercer sua autoridade como rainha e sacerdote para intervir a favor de seu povo. Assim também somos nós, estamos sendo prepados para exercer nossa autoritade como reis, pois sacertodes temos sido ensinados a bastante tempo, mas não nos ensinaram a reinar. A igreja restaurou o sarcetocio, a adoração, a interceção e etc..., mas falta restaurar o reino. Jesus falou que o reino precisaria estar dentro de nós. Então podemos dizer que somos um tipo de Ester que estar aprendendo a reinar, para exercer nasso autoridade como reis, pois Jesus é Reis dos reis e quem são os reis? somos nös. Ap 5:9 e 10

Simone disse...

Simone do Arildo, comenta:

Realmente Ester tem sido uma referência para as nossas vidas. Submissão não é coisa do passado e nem mesmo serviço de segunda linha, mas é uma missão de base-apoio que faz parte dos resultados finais (das vitórias: na vida pessoal, na vida conjugal, na vida familiar, na vida social, enfim em todas os momentos). Por isso Deus nos faz compreender através da Sua Palavra a importância da grande missão de apoio que nós mulheres de Deus temos para com os nossos maridos. Haja vista que Ester entendeu bem isso ao lado de Assuero. Sigamos o seu exemplo deixado para todas as mulheres do século XXI, através da Bíblia (Deus tinha interesse de nos revelar algo por meio dessa história para que pudéssemos seguir o exemplo e sermos bem sucedidas em nossa vida familiar e social). Que Deus nos abençoe nessa Grande Missão!
Gostamos muito do blog!

Ap Jorge Luiz disse...

O Livro de Ester deve ser visto como um tremendo e poderoso anúncio profético, onde o Senhor nos mostra que, assim, como Vasti foi deposta no sétimo dia da festa e, Ester, foi estabelecida no governo no sétimo ano, da mesma forma, O Senhor está nos dizendo que, a Igreja institucional que apostatou dos fundamentos dos apóstolos e profetas e se enveredou pelo caminho das programações, festinhas, costumes e distrações religiosas, sem se preocupar, de fato, com a expansão do Reino e estabelecimento do Seu governo sobre a Terra, será substituída pela igreja madura, que é a Igreja Apóstolica.
È tempo de Levantar Reis para Governar!!!

Postar um comentário